Não há mais espaço para desperdícios no mercado. Empresas líderes estão utilizando o Strategic Sourcing para garantirem o máximo de redução de custos e minimização de riscos para se manterem competitivas. A estratégia dialoga diretamente com a melhoria contínua no processo de Compras e tem como primeira etapa a análise de gastos. Pelo risco de custos excessivos que podem acarretar prejuízos nos resultados de toda a empresa, a compra spot aparece como potencial oportunidade para redução de custos com impacto em larga escala.
A seguir, vamos entender brevemente do que se trata o Strategic Sourcing e sua ampla adoção a nível global. Em seguida, você entenderá como fazer um gerenciamento de compras para redução de custos focado nas oportunidades de diminuir compra spot.
O que é Strategic Sourcing?
Strategic Sourcing é a definição para um conjunto estruturado de etapas para aumento do valor das empresas. Trata-se de otimizar o processo de aquisição de produtos e serviços e o relacionamento com fornecedores. A metodologia visa a redução de custos durante o processo de Compras para criar produtos e serviços mais competitivos e aumentar o lucro das companhias. O objetivo final do Strategic Sourcing é o melhor posicionamento da empresa no mercado.
Por que as empresas estão fazendo Strategic Sourcing?
A ampla utilização do Strategic Sourcing traduz a busca pela maior eficiência em Supply Chain Management. Ao longo dos últimos anos, a área tem sido reconhecida como importante vetor de crescimento das empresas.
Isso se deve ao reconhecimento como atividade responsável pela maior fatia na composição do custo de produção e de revenda. Desta forma, a área tem nas mãos a chave para alcançar um importante objetivo do Strategic Sourcing: cortar desperdícios.
Este dado reforça que a posição competitiva no mercado passa por um eficiente Strategic Sourcing. Para garantir o sucesso da estratégia, é preciso focar no aumento de lucro a partir da geração de savings. Neste sentido, o Strategic Sourcing aponta para a redução do Custo Total de Propriedade (Total Cost of Ownership – TCO). Vamos entender como o mercado tem se beneficiado disso.
Como reduzir custos tem elevado a competitividade das empresas?
Para entender como as empresas gerem custos com sucesso e alcançam o crescimento, a Harward Business Review conduziu o estudo Cost Cutting That Makes You Stronger com 1.500 empresas globais. Dessas, 13% implementaram uma real transformação de custos.
Foram 201 empresas que alcançaram Ebitda (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) acima da média da indústria enquanto tiveram um aumento de receita abaixo da média da indústria. Ou seja, elas efetivamente aumentaram suas margens por meio da redução de custos — e não da melhoria de receitas.
Mas um fato curioso aconteceu. Nos três anos seguintes, apenas 76 continuaram subindo seu Ebitda (6,8% em média). Essas mesmas empresas tiveram o aumento de 16,8% em suas receitas. As demais mantiveram a estabilidade da receita, além de perderem em mais de 8% o Ebitda.
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Qual estratégia levou as empresas ao sucesso?
O estudo foi claro ao apresentar as estratégias utilizadas pelas empresas que tiveram êxito a longo prazo: elas criaram uma organização orientada para o crescimento com uma contínua redução de custos.
É por isso que Monitoramento e Controle compõe a metodologia do Strategic Sourcing. Empresas que colocam seus esforços até a etapa anterior, parando na implementação de estratégias, têm comprovadamente menos chances de êxito a longo prazo.
Strategic Sourcing: reduzindo custos com menos compras spot
A compra spot é muitas vezes encarada como uma compra emergencial. O problema é quando se torna rotina. Dessa forma, gera um trabalho repetitivo e cíclico, que é justamente o que o Strategic Sourcing vem combater.
“A grande sacada do strategic sourcing não é só ganho financeiro da compra em si, mas, também, na redução de repetições de atividades e, consequentemente, ganho na produtividade. É preciso ter um processo de compras que seja fácil, rápido e seguro. Isso poupará tempo e dinheiro sobre todas as suas necessidades de decisão, principalmente as emergenciais.”
Strategic Sourcing – Uma Nova Abordagem da Área de Suprimentos
A estratégia traz essa perspectiva porque a compra spot recorrente gera uma alta demanda para a área de suprimentos. Além disso, precisa passar por uma série de etapas que aumentam o lead time do processo e oneram ainda mais os gastos — sem falar no alto custo que uma compra com liquidez imediata pode gerar, concorda?
Portanto, reduzir custos transacionais de atividades recorrentes tem um grande impacto em savings. E atuar menos com compra spot é um dos caminhos para o sucesso do Strategic Sourcing. Mas como identificar efetivamente as alavancas da redução de custos a partir do gerenciamento de compra spot? A tecnologia tem a resposta.
Reduzindo compra spot com Inteligência Artificial
Em um contínuo caminho de evolução ao longo dos anos, o Supply Chain Management tem na Inteligência Artificial (IA) uma importante aliada para otimização do processo de compras.
Considerando que este gerenciamento impacta na menor ocorrência de compra spot e consequente redução de custos, a IA também vem ao encontro do Strategic Sourcing. Para identificar compra spot, atuar nas redução das incidências e melhorar o fluxo dessas compras, a IA contribui com:
- Mapeamento do processo de compra de ponta a ponta: identificação de compra spot não planejada e outras atividades que fogem ao Strategic Sourcing;
- Análise e comparação de fornecedores: verificação se o fluxo que está sendo seguido pelos fornecedores e pelo time de compras está sendo adequado;
- Criação de regras e alertas para compras fora do padrão: monitoramento de 100% das compras spot e outros tipos de compra com emissão de alerta (por e-mail, WhatsApp…) sempre que houver um desvio para correção ou bloqueio das atividades;
- Análise dos padrões de compra spot: verificação de similaridades e oportunidades de correção para um Strategic Sourcing;
- Segregação das compras pelos mais distintos parâmetros para facilitar tratativas: pode segregar por grupo de compradores, fornecedor, valor, estabelecimento/centro, data, tipo de material, entre outras possibilidades.
Com análises detalhadas das compras e suas operações, é possível visualizar oportunidades antes escondidas e realizar uma eficaz redução de custos. A continuidade com monitoramento e atuações de correção permite a melhoria contínua do processo de Compras, favorecendo um eficiente Strategic Sourcing.
Utilizar IA em Compras permite mais do que gerenciar compra Spot com efetividade. Também contribui para:
- Gerenciamento de Estoque: que corrobora com a gestão de custos do Strategic Sourcing e para evitar compra spot que não seja de fato emergencial;
- Redução de Lead Time de Processos: além de identificar compra spot, monitorar o processo permite identificar outras ineficiências e corrigi-las com agilidade;
- Análises de Performance dos Fornecedores: a gestão consegue compreender em qual negociação precisa mexer para otimizar recursos e até reduzir custos do processo;
- Minimizar retrabalho nas operações: visualizando os detalhes das transações, é possível saber o que está desperdiçando recursos, sejam humanos ou financeiros para diminuir retrabalhos das formas cabíveis, inclusive automatizando tarefas, também corroborando com o aumento da produtividade, um dos objetivos do Strategic Sourcing.
Como funciona a IA para Compras na prática?
Você já sabe dos benefícios da IA para a redução dos custos com compra spot, favorecendo o Strategic Sourcing. Também conhece outros ganhos para a empresa a partir da otimização dos processos de compra. Seu próximo passo é descobrir como a IA funciona na prática.
Assista ao vídeo para conhecer a Inteligência Artificial #1 para otimização de processos na América Latina. Ela evidencia os principais problemas e oportunidades para a redução dos custos com compra spot e outros ganhos a partir do processo de Compras ao Pagamento (P2P):
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