Pesquisar
Close this search box.
shadow
circle 520px
Group 1000000631
Share

OTIF: um indicador essencial para aumentar a performance das entregas

OTIF um indicador essencial para aumentar a performance das entregas
UpFlux
Selecione o tópico

OTIF é um indicador fundamental de eficiência para diversos setores de uma empresa, como supply chain, logística, compras e comercial, além de ser crucial para garantir a satisfação dos clientes. 

Ao medir a eficiência das entregas com base no cumprimento de prazos e conformidade com as especificações do pedido, o OTIF permite que as áreas de compras e logística otimizem processos, reduzam custos e melhorem a gestão de estoque. 

No âmbito comercial, o indicador é um aliado estratégico para fortalecer parcerias e construir relacionamentos de confiança com clientes. Dessa forma, o OTIF impulsiona a performance global da empresa, promovendo excelência operacional e aumentando a competitividade no mercado. 

Entenda neste artigo mais sobre o indicador OTIF, como fazer o cálculo desta métrica e implementar, além dos motivos da sua adoção pelas empresas. Você verá também dicas práticas sobre como integrar a utilização do OTIF às suas operações. 

O que é OTIF? E o que significa a sigla?

OTIF é a sigla para On-Time In Full, que significa “no prazo e completo”. Este indicador mostra em porcentagem o quanto as entregas estão sendo entregues em conformidade com a quantidade e o cronograma especificados no pedido.

Como métrica de desempenho, OTIF é usada na cadeia de suprimentos para avaliar a performance das entregas, sejam elas entregas de fornecedores de suprimentos ao setor de Compras ou a entrega de Vendas ao cliente final. Resumidamente, é um mecanismo para alinhamento da empresa aos objetivos de varejistas e fabricantes. 

Como calcular OTIF: conheça a fórmula do On-Time in Full 

O cálculo do On-Time In Full envolve dois componentes principais: pontualidade da entrega (On-Time) e completude do pedido (In-Full). Na fórmula, a obtenção da informação se dá com a multiplicação entre os dois componentes e, como a medida é analisada por porcentagem, o resultado é dividido por 100.

Fórmula do OTIF 

 (On-Time x In-Full) / 100 

Já para a obtenção dos dados de On-Time e In-Full, deve-se dividir o número de pedidos correspondentes pelo número total de pedidos e, ao final, multiplicar o valor por 100. 

Fórmula do On-Time 

(Nº Pedidos Entregues no Prazo / Nº Total de Pedidos) x 100 

Fórmula do In-Full 

(Nº Pedidos Entregues Completos / Nº Total de Pedidos) x 100 

Felizmente, existem ferramentas que captam essas informações de forma automática. Com a ajuda da Inteligência Artificial, elas geram não apenas a porcentagem do OTIF, mas insights para otimizações e melhorias de performance a partir deste indicador. 

Webinar: Como criar uma Central de Vendas e Entrega com IA | Inscreva-se

Por que as empresas usam OTIF para medir a performance das entregas? 

Para entender as perspectivas da cadeia de suprimentos sobre o OTIF, a Trading Partner Alliance (TPA) e a McKinsey conduziram uma pesquisa com 24 grandes varejistas e fabricantes de bens de consumo que operam na América do Norte. 

Alguns apontamentos sobre a pesquisa ilustram a importância do indicador para as empresas:  

  • Dessas empresas, 79% utilizam o OTIF como uma única métrica para medir as entregas no prazo e na íntegra (enquanto 17% medem os dois componentes separadamente).  
  • A utilização do OTIF para acompanhar a otimização das entregas levou à redução em mais de 90% do tempo para a entrega no período de três anos. O resultado foi alcançado por um grande player norte-americano.
  • Os fabricantes devem se atentar ao OTIF porque os varejistas estão impondo penalidades financeiras por não conformidade. 

“Para evitar esses encargos, os fabricantes podem ser forçados a tomar medidas de mitigação, incluindo entregas aceleradas ou o estabelecimento de cadeias de suprimentos dedicadas para clientes específicos.” 

O estudo também traz uma proposta de padrão para a análise do OTIF entre as empresas para alinhamento de expectativas de negócios. 

Proposta OTIF alinhamento Por McKinsey
 McKinsey. Defining ‘on-time, in-full’ in the consumer sector. Acesso em set 2024

Em quais áreas é utilizado?

O KPI (Key Performance Indicator) OTIF é utilizado pela cadeia de suprimentos, logística, gestão de dados e pelo varejo, contribuindo para objetivos em cada perspectiva, como descrito a seguir. 

OTIF em Supply Chain e Logística: empresas que precisam gerenciar e otimizar suas operações de entrega 

  • Logística 
    Empresas que lidam com transporte, armazenamento e distribuição de produtos têm o desafio de garantir que tudo chegue conforme o esperado. O OTIF, ou On-Time In Full, atua como um termômetro da eficiência dessas operações. Ele mede em que medida as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo estipulado e com todos os itens solicitados. Isso ajuda as empresas a ajustar processos e melhorar seu desempenho, alinhando as operações ao que foi combinado com os clientes. 
  • Cadeia de Suprimentos 
    Em Supply Chain, o OTIF entra como um aliado essencial para medir a eficácia das entregas em toda a cadeia, desde o fornecedor até o cliente final. 
  • Gestão de Armazéns 
    Empresas que gerenciam estoques necessitam de precisão em cada etapa, e o OTIF ajuda a monitorar se os pedidos estão saindo dos armazéns no tempo certo e sem erros. Ele revela se a gestão do estoque está alinhada com as necessidades do mercado, proporcionando mais segurança nas operações e minimizando falhas nas entregas. 

OTIF no Varejo (B2B e B2C): negócios que dependem de entregas precisas para clientes finais ou outras empresas 

  • Atendimento ao Cliente e Vendas 
    No varejo, seja B2B ou B2C, entregar no prazo e de forma completa é fundamental para a satisfação do cliente. O OTIF ajuda a medir isso com clareza, oferecendo uma visão sobre o quão bem as expectativas de entrega estão sendo atendidas. Um alto índice de OTIF reflete que a empresa está em sintonia com as demandas dos clientes, garantindo entregas que cumprem com o prometido. 

OTIF em Tecnologia e Gestão de Dados: empresas que buscam implementar uma gestão baseada em indicadores-chave e dados de performance 

  • Tecnologia e Sistemas de Gestão 
    As empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a área de logística contam com o OTIF como um indicador chave dentro de seus sistemas. Ele fornece dados essenciais para monitorar o desempenho das entregas, ajudando a identificar onde estão os gargalos e a propor melhorias. Quanto maior o OTIF, mais eficiente é o processo logístico, demonstrando que as entregas estão sendo feitas com precisão e pontualidade. 
  • Gestão de Operações 
    A gestão eficiente das operações envolve garantir que todos os processos estejam funcionando de forma integrada. O OTIF serve como uma métrica valiosa para acompanhar essa integração. Ele revela se a empresa está conseguindo alinhar suas atividades produtivas com as demandas de entrega, oferecendo insights para ajustes contínuos que aumentam a eficiência e reduzem custos. 

Para potencializar o acompanhamento deste indicador em diferentes setores, as empresas estão utilizando tecnologias inteligentes que aumentam a rastreabilidade dos processos e permitem o monitoramento em tempo real das entregas. 

Tecnologias e ferramenta para acompanhar entregas completas e no prazo 

As tecnologias de Inteligência Artificial (IA) em conjunto com Process Mining (ou Mineração de Processos) são atualmente aliadas estratégicas das companhias para monitorar indicadores chave para o negócio, como o On Time In Full. Elas permitem a visualização completa de processos e gera instantaneamente relatórios detalhados de performance. 

É o caso da UpFlux, empresa Artificial brasileira reconhecida internacionalmente como a principal ferramenta de IA e Process Mining para Otimização de Processos da América Latina. Com soluções desenvolvidas para a cadeia de suprimentos, setor de Compras e setor de Vendas, fornece insumos para acelerar tomadas de decisão com impacto no aumento da eficiência operacional e na redução de custos, melhorando negociações em Compras e a satisfação dos clientes em Vendas

Dicas práticas para integrar o OTIF às suas operações 

Integre o acompanhamento do OTIF às atividades diárias da gestão de Vendas e de Compras utilizando a IA da UpFlux:

UpFlux: Acompanhamento de OTD (On-Time Delivery) e OTIF (On-Time In-Full)
A ferramenta permite o acompanhamento da pontualidade e completude das entregas, além da análise de casos específicos

OTIF em Vendas 

  • Acompanhe quais pedidos estão antecipados ou atrasados:
UpFlux para Vendas: monitoramento de OTIF, entregas atrasadas e antecipadas
Monitoramento de OTIF, entregas atrasadas e antecipadas
  • Visualize quais clientes estão sofrendo com atrasos e em qual medida:
UpFlux para Vendas: acompanhamento de performance de entregas aos clientes
Acompanhamento de performance das entregas aos clientes

OTIF em Compras 

  • Veja os casos de recebimentos das entregas no prazo e os casos de recebimentos fora do prazo:
UpFlux para Compras: recebimentos no prazo e fora do prazo
Acompanhamento de ordens perfeitas, recebimentos fora do prazo, pontualidade e completude dos pedidos
  • Descubra o perfil de entrega dos fornecedores e tenha insumos para melhores negociações:
UpFlux para Compras: visualização por fornecedor da porcentagem de entregas atrasadas e retrabalhos por erros ou falhas em entregas
Visualização por fornecedor da porcentagem de entregas atrasadas e retrabalhos por erros ou falhas em entregas

Conheça todos os recursos da ferramenta!

Assista a uma demonstração ao vivo da UpFlux. Inscreva-se em nossos webinars gratuitos: 

Inscreva-se no Webinar de IA para Vendas

Inscreva-se no Webinar de IA para Compras

UpFlux
Escrito por:
UpFlux
A UpFlux é a plataforma #1 de Process Mining na América Latina, tecnologia que utiliza inteligência artificial para compreender processos como eles acontecem na prática.
Nova call to action
shadow

Artigos relacionados

Gestão de ProcessosGestão de Processos
No mundo dos negócios, a eficiência operacional é mais importante do que nunca {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um mundo onde a velocidade é rei, as empresas estão constantemente buscando {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Gestores que buscam excelência e crescimento sustentável precisam se atualizar quanto às melhores {...}
SaúdeSaúde
A inteligência artificial (IA) está transformando a saúde, aliviando a sobrecarga dos profissionais {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a redução de custos {...}
SaúdeSaúde
Os ruídos na comunicação entre hospitais e operadoras podem gerar situações inconvenientes para {...}
Back-OfficeBack-Office
O processo de Contas a Pagar tem seu lugar de importância para acelerar {...}
Back-OfficeBack-Office
Este artigo visa fornecer insights valiosos para ajudar gestores de SSC que já {...}
IndústriasIndústrias
Descubra o que é gestão de mudanças, como fazer na sua organização e {...}
IndústriasIndústrias
De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial pode contribuir com {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Descubra o que é análise de conformidade e como fazer gestão de riscos {...}
IndústriasIndústrias
Compreenda a cadeia de suprimentos, sua importância para as empresas e os processos {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Descubra o que é eficiência operacional, como fazer o cálculo do índice de {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para os negócios. Ela permite {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Entenda sobre a automação de processos, suas ferramentas, benefícios e como os gestores {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
O conceito de cadeia de valor, introduzido por Michael Porter em 1985, oferece {...}
Gestão de ProcessosGestão de Processos
Para melhorar os fluxos da organização e impactar nos resultados de negócio, as {...}
IndústriasIndústrias
Procurement é a área onde está localizado o o setor de Compras de {...}

Receba nossas postagens
no seu e-mail

Nova call to action