Para fazer o controle de processos, é imprescindível que gestores entendam o que acontece em cada etapa. Essa compreensão pode ser obtida a partir de tecnologias de monitoramento de processos. No entanto, o passo seguinte é ainda mais desafiador: o que fazer para corrigir um desvio de fluxo ou acabar com um gargalo? A Torre de Controle responde com exatidão a essas necessidades da gestão, fornecendo informações minuciosas sobre os problemas e insights assertivos para a correção.
Neste artigo, você vai encontrar o que precisa saber como pessoa gestora para implementar uma Torre de Controle de Processos que vai empoderar suas decisões e auxiliar no atingimento das metas de indicadores chave de performance.
O que é Torre de Controle?
Torre de controle (ou Process Control Tower) é uma central que reúne informações sobre operações fornecendo total visibilidade sobre o que acontece. Ela permite agrupar sistemas que integram pessoas, tecnologias e processos para monitoramento em tempo real das operações.
O principal benefício da Torre de Controle é identificar os problemas assim que surgem, apontando as soluções de forma assertiva. Isso possibilita correções ágeis, evitando atrasos, gargalos, retrabalhos e erros operacionais.
Resumidamente, é uma central que proporciona mais controle, visibilidade e previsibilidade. Ao cobrir o ponta a ponta de uma cadeia e fornecer inputs online e real time sobre todo e qualquer desvio, a Torre de Controle garante o máximo de eficiência nas operações.
Como implementar uma Torre de Controle de Processos
Para implementar uma Torre de Controle de Processos, é necessário conectar de forma sistemática três dimensões que frequentemente são as responsáveis por gargalos na indústria: tecnologia, controle e processos. Mas o que é necessário para integrar esses pontos?
Tecnologia
É necessário ter um sistema integrador de dados que comunique e faça o reporte das ações integradas entre sistemas. Essa integração multifatorial irá trazer os diferenciais da visibilidade de ponta a ponta e do monitoramento em tempo real das atividades operacionais.
Pessoas
As pessoas precisam ser capacitadas nas tecnologias adotadas para compreender para onde cada informação é enviada e o que se pode extrair de cada sistema. Além do treinamento técnico, a cultura de melhoria contínua precisa estar bem estabelecida para que todo o potencial da Torre de Controle possa ser usufruído para os negócios.
Processos
Todos os processos precisam estar tabulados, computados e bem definidos para gerar processos operacionais padronizados para qualquer nível de gestão — operacional, tático e estratégico. Esses procedimentos agrupados farão com que a Torre de Controle seja consolidada.
Inteligência Artificial para Torre de Controle
O avanço dos usos da Inteligência Artificial na indústria chegou ao monitoramento de operações para amplificar o poder de análise. Tecnologias com base em Inteligência Artificial e Process Mining criam uma base sólida para o desenvolvimento de torres de controle altamente eficazes.
Uma Torre de Controle com IA e Process Mining:
- simplifica visualmente a análise de dados dos sistemas de informação;
- mapeia de ponta a ponta os processos reais, com seus desvios e não linearidades;
- aumenta a precisão e confiabilidade dos insights para mais assertividade em decisões;
- monitora processos em tempo real, possibilitando agilidade na resolução de problemas;
- aponta ineficiências, erros, gargalos e retrabalhos para otimização de processos;
- descobre gaps e emite alertas pré-configurados, favorecendo ações corretivas rápidas e gestão de riscos.
A IA aumenta o poder de análise de duas das três esferas que compõem uma varredura eficaz da Torre de Controle. Traz à luz o mapeamento detalhado de processos com fluxos reais, descobrindo não linearidades.
Também detalha em tempo e frequência as atividades desenvolvidas pelas pessoas em cada etapa. Tudo isso visando encontrar e tratar ineficiências que afetam as entregas da cadeia produtiva e impactam na competitividade no mercado.
Torre de Controle de Processos Industriais
A tecnologia de IA e Process Mining tem sido utilizada como primeiro passo para o desenvolvimento de Torres de Controle de Processos Industriais vitais, como: Torre de Controle Logística e Torre de Controle da Cadeia de Suprimentos.
Torre de Controle Logística
- É criada a partir da integração de sistemas automatizados que permitem identificar rotas com problemas, atrasos reais ou iminentes, além de desperdícios de recursos. A Torre de Controle Logística centraliza informações sobre movimentações de produtos, condições de transporte, inventários e previsão de demandas.
- Com o monitoramento em tempo real dessas atividades, as indústrias tomam decisões orientadas a dados que transmitem maior precisão e confiabilidade. A Torre de Controle Logística ajuda a evitar falhas, atrasos, retrabalhos e até erros de comunicação.
Torre de Controle da Cadeia de Suprimentos
- O principal objetivo é evitar interrupções na cadeia de suprimentos. A Torre de Controle em Supply Chain ajuda as empresas a lidarem com imprevisibilidades e mudanças globais que afetam toda a linha de produção.
- Ela ajuda a gestão a entender os eventos e avaliar rapidamente os riscos de interrupções, aumentando a resiliência da cadeia de suprimentos. A Torre de Controle também mostra o impacto que cada problema pode causar na cadeia, dando mais previsibilidade e permitindo uma eficaz gestão de riscos.
Além de desenvolver uma Torre de Controle para alcançar mais eficiência operacional, algumas empresas já têm inclusive avançado para uma etapa seguinte. Mas como ir além de uma central que já extrai o máximo de informação das operações?
Command Center: uma evolução da Torre de Controle
O alto nível de análise já alcançado pela Torre de Controle pode ser aprimorado nas empresas por meio de um Command Center. Ele sai de uma dimensão exclusivamente empresarial e avança para uma visão ampla do mercado. Vamos entender mais?
O que é Command Center?
Command Center é uma solução que une e cruza fontes de dados internas e do mercado para melhorar e agilizar a tomada de decisões quanto a desafios empresariais.
É implementado por empresas que buscam alcançar o máximo de qualidade aumentando ainda mais a visibilidade das operações, rapidez na detecção de problemas, assertividade em soluções e agilidade nas decisões para alcançar o nível mais alto de eficiência operacional.
Quais os benefícios de um Command Center?
Um Command Center potencializa os benefícios de uma Torre de Controle, gerando:
- visibilidade de ponta a ponta com modelos de análise e machine learning em tempo real;
- recomendações e previsões acionáveis a partir de dados analisados por Inteligência Artificial;
- decisões mais ágeis com registro no banco de dados sobre a origem da decisão e seus resultados;
- permite escalar a transformação digital das organizações que já fazem mapeamento de processos com IA.
Como citamos anteriormente, além das indústrias, o setor da saúde também tem se beneficiado de soluções para otimizar processos e aumentar e qualidade dos seus atendimentos. Recentemente, a solução foi implementada no Hospital Unimed Serra Gaúcha, em Caxias do Sul (no estado do Rio Grande do Sul, Brasil), a partir de uma parceria entre a Unimed Nordeste-RS e a UpFlux.
O centro de comando recém-inaugurado utiliza a tecnologia de IA e Process Mining da UpFlux para fazer o monitoramento de ponta a ponta da Jornada do Paciente, do Pronto Atendimento à Desospitalização. A iniciativa é uma “inovação disruptiva” para o setor, de acordo com o site da instituição.
Com essa nova forma de trabalhar, a singular da maior cooperativa de médicos do mundo pode agora aumentar a sua inteligência de decisão com um Command Center. Mas, antes, ela seguiu alguns passos para desenvolver uma estrutura que alimentaria a Torre de Controle e, posteriormente o centro de comando.
5 passos para aumentar a inteligência de decisão com IA
Para compreender como gerar informações mais precisas e confiáveis que embasam decisões assertivas, é necessário voltar aos pilares já mencionados de uma Torre de Controle: processos, pessoas e tecnologia.
Logo, é necessário desenvolver Process Intelligence com uma tecnologia integradora de dados entre pessoas e processos. E se o Command Center é permite alcançar o ponto mais alto da inteligência de decisão, é preciso percorrer essa jornada com o máximo de acuracidade dos dados (ou seja, considerando sua forma e conteúdo).
Os passos a seguir são o caminho para avançar neste sentido, pois considera os dados de origem partindo de fontes confiáveis e garantem que sejam formatados da maneira mais favorável para que as empresas alcancem o máximo de inteligência de decisão:
- Extrair dados
- Transformar dados
- Descobrir Processos
- Desenvolver uma Torre de Controle de Processos
- Cruzar dados da Torre de Controle com dados do mercado
Os passos 1, 2 e 3 são alcançados com a tecnologia de IA e Process Mining da UpFlux. Ela mapeia dados a partir de sistemas de informação e aponta ineficiências visando o aumento da eficiência operacional. A seguir, é possível desenvolver uma Torre de Controle de Processos a partir desse mapeamento detalhado e minucioso das operações. Ao final, o Command Center é gerado incorporando informações do mercado à inteligência de processos já gerada com a UpFlux.
UpFlux é o 1º passo para aumentar a inteligência de decisão
Com reconhecimento nacional e internacional, UpFlux é a IA número 1 em Otimização de Processos na América Latina. A tecnologia já ajudou empresas de diferentes setores a gerarem Process Intelligence. Ela contribui para o desenvolvimento de Torres de Controle e Command Centers que aumentam a eficiência operacional e a inteligência de decisão das grandes companhias.
Quer saber como UpFlux pode ajudar a sua empresa a desenvolver uma Torre de Controle ou um Command Center? Solicite contato com nossos consultores e tenha uma demonstração exclusiva da plataforma: